Projeto

O projeto n.º 33652 OTICALFRUT visa desenvolver um sistema ótico inovador para a calibração automática e não invasiva de fruta através de parâmetros de qualidade interna e de classificação de defeitos internos. Este sistema será integrado na linha de calibradores da CALIBRAFRUTA e permitirá separar os frutos através das propriedades referidas, em associação com os outros parâmetros já selecionados, como calibre e defeitos externos.

Este projeto aponta para três objetivos interligados:
1) responder a uma necessidade detetada no mercado, que é a da caracterização das propriedades internas da fruta (qualidade interna e defeitos internos) em calibrador, por meios não invasivos e expeditos;

2) dotar a Calibrafruta de vantagem competitiva face a concorrência, relativamente à tecnologia que pode responder a essa necessidade;

3) trazer o calibrador para o paradigma da indústria 4.0, tornando-o o centro de recolha e análise de big data, através de algoritmos inteligentes, para benefício de toda a fileira.

O vetor principal para atingir estas metas é a investigação e desenvolvimento de um protótipo de calibrador automático de fruta com base na determinação de parâmetros de qualidade interna e deteção de defeitos internos, através de métodos óticos não invasivos e técnicas espectroscópicas inovadoras, capaz de selecionar fruta de modo automático, de armazenar informação espectral ao longo do tempo e de processar os seus padrões de evolução.

FICHA DE PROJETO
Designação do Projeto | OTICALFRUT: CALIBRAÇÃO ÓTICA DE FRUTOS
Código do Projeto | POCI-01-0247-FEDER-033652
Objetivo Principal | REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Região de Intervenção | POCI / ALGARVE
Entidade Beneficiária | CALIBRAFRUTA | MCM

Data de Aprovação | 2018-07-20
Data de Início | 2018-09-01
Data de Conclusão | 2021-08-31

Investimento | 703.570,60€

Objetivos
A CALIBRAFRUTA – Equipamentos Hortofrutícolas, Lda. pretende criar atividades adicionais que não iria realizar de forma prioritária ou que só iria realizar de forma limitada. Assim, no âmbito duma parceira com a MCM e a Universidade do Algarve pretende alargar o seu mercado através da oferta de um módulo de calibração automática de qualidade interna e de defeitos internos de forma não invasiva, num calibrador eletrónico. Para atingir este objetivo necessita de desenvolver tecnologia sofisticada e consequentemente, adquirir novas competências internas.

A execução deste projeto irá permitir inovações importantes no domínio da inovação de produto, possível através da criação de novos produtos / serviços desenvolvidos a partir da experiência obtida no projeto da CALIBRAFRUTA e reforçados com os conhecimentos científicos da UALg.

Menu