O consórcio promotor é constituído por duas empresas, CALIBRAFRUTA-EQUIPAMENTOS HORTOFRUTÍCOLAS LDA. e MAIO, CARMO & MARTINS LDA., e por uma entidade não empresarial, UNIVERSIDADE DO ALGARVE, reunindo as competências técnicas e científicas para o desenvolvimento do mesmo.
Consórcio
A CALIBRAFRUTA é uma empresa portuguesa especializada na produção de equipamentos eletrónicos automatizados para o processamento de frutas e vegetais, desde 1992. Dada à notável precisão na seleção de frutas e ao constante desenvolvimento em novas tecnologias torna-a uma das empresas mais confiáveis do setor. Baseada na sólida engenharia da construção, nas dimensões compactas adaptadas a todas as áreas possíveis e aos processos dinâmicos, oferece aos seus clientes soluções ilimitadas atendendo a cada exigência de uma packing house.
A CALIBRAFRUTA pretende continuar a apostar no desenvolvimento de tecnologias que melhorem a forma, eficiência e precisão da aferição da qualidade interna de frutos, seguindo as tendências do mercado e, ao mesmo tempo, dando-lhe vantagens competitivas em frutos dos quais essa aferição ainda é pouco fiável.
www.calibrafruta.pt
Criada em 1979, a UNIVERSIDADE DO ALGARVE (UAlg) apresenta-se como a instituição de Ensino Superior de referência do sul de Portugal, sendo reconhecida pela excelência da investigação, pela qualidade do ensino e pelas relações estreitas que estabelece com a sociedade.
O desenvolvimento do projeto na Ualg está a cargo do Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações (CEOT). O CEOT é um centro de investigação sediado na Universidade do Algarve e que foi criado em 2003 em resultado de um esforço colaborativo de vários jovens cientistas nas áreas da eletrónica, optoelectrónica e telecomunicações.
Hoje o CEOT é composto por um conjunto multidisciplinar de investigadores nas áreas de informática, ciências da computação, eletrónica, física e biologia, que partilham uma estratégia de investigação orientada para uma abordagem integrada das redes, eletrónica e aplicações de monitorização em biologia. As atividades de investigação incluem as redes de comunicações, com ênfase na Internet das Coisas (IoT), e a monitorização biológica em aplicações agronómicas, com relevo para as medições óticas e elétricas.
A MCM é uma empresa de desenvolvimento e implementação de soluções na área da instrumentação virtual. Desde 2001, a inovar e a superar as mais exigências e expectativas dos seus clientes. A MCM disponibiliza soluções desde testadores industriais, sistemas de análise por visão virtual, sistemas de monitorização e sistemas embebidos à medida de cada linha de produção, desenvolvimento de software industrial, placas eletrónicas e desenho de PCBs.
Neste projeto tem como função assegurar a coordenação das atividades relativas à construção do protótipo estabelecendo a ponte entre a empresa e a Universidade, transferindo o conhecimento da escala pré-industrial para a construção dum protótipo funcional à escala industrial.
www.mcm-electronics.com
A Cooperativa nasceu no ano de 1966 para a vida associativa rural. Alguns distintos precursores do movimento cooperativo tomaram em mãos a difícil tarefa de servir os agricultores dentro das suas mais variadas necessidades.
Esta Instituição afirmou-se no panorama cooperativo como uma casa sólida tentando prestar aos seus cooperadores serviços tão diversos como a venda de fatores de produção e equipamentos agrícolas, bem como o apoio na produção, armazenamento e comercialização de frutas. Na Secção de Frutas de Produtos Hortícolas (O.P.), os seus cooperadores orgulham-se de poder ostentar a marca CAB, como símbolo de qualidade superior, nomeadamente no seu produto mais conhecido internacionalmente, a Pera Rocha, Rainha dos Frutos do Oeste.
No âmbito deste projeto, a CAB irá contribuir para o teste de um calibrador protótipo a funcionar durante uma campanha.
www.cab.pt